sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preparando o Carnaval

Chapéus do Mundo
Inicialmente o chapéu surge com o objetivo de proteger a cabeça, do sol e do frio, mas ao longo dos tempos, os chapéus tornaram-se símbolo de poder, um indicador de hierarquias ou de tradições culturais e uma marca de identidade para quem os usavam. A história do chapéu é quase tão antiga como o próprio homem. Foram os povos da pré-história os primeiros a usá-lo, com fins de proteção perante o sol, a chuva ou o frio.
Atualmente o chapéu cumpre estas e muito mais funções, é um adorno de moda, é referência na distinção de profissões, são elementos representativos das diferentes culturas.
Neste nosso trabalho reunimos um conjunto de diferentes chapéus, conversamos sobre eles e pesquisamos a origem de cada um.

 
Um chapéu Português (Algarve) e um Sombrero Mexicano.

Feitos com lã, um chapéu Egipcio e outro Jamaicano

Com bordados e aplicações, uma Carapuça Madeirense e um Tarbush-Fez da Turquia.
 
Em palhinha um chapéu de Cowboy Americano e um Brasileiro- Ceará

Um Turbante árabe e um Barrete Peruano.
Aprendemos o nome dos chapéus e dos seus paises de origem, divertimo-nos e brincamos com eles e também ficámos a saber que foram muitos os personagens que ajudaram a tornar o chapéu num dos acessórios mais charmosos do vestuário masculino e feminino.
Quem não se lembra da personagem Charlot, de Charlie Chaplin que, com um capéu de Coco, um pequeno bigode e uma bengala se tornou famoso no mundo inteiro.
Ou da diva alemã Marlene Dietrich que mostrou que as mulheres podiam perfeitamente usar Cartola, ou ainda da famosa cantora brasileira Carmem Miranda com o seu "apetitoso" chapéu Tutti-fruti.

 Presentemente encontramos uma infinidade de chapéus para cobrir ou adornar a cabeça.  Podemos agrupa-los segundo diferentes categorias, falar e descobrir a sua origem geografica, enquadra-los em diferentes costumes e épocas históricas.
Construir chapéus, para organizar um desfile carnavalesco vai ser o nosso proxímo desafio, por isso fique atento, em breve cá estarão eles. 





1 comentário: