domingo, 29 de abril de 2012

Fomos ao Teatro



No passado dia 17 fomos a Lisboa ao Teatro Armando Cortez – Casa do Artista assistir ao espetáculo O Mundo Mágico de Jack levado à cena pelo Til – Teatro Infantil.

Esta é uma história inspirada na popular história João e o pé de feijão, que aborda os temas da insegurança, o medo de crescer, da busca da maturidade e da independência.

O espetáculo conseguiu captar a atenção de todos nós, a encenação de Fernando Gomes, a música de Quim Tó, a cenografia de Kim Cachopo e os figurinos de Rafaela Mapril, fizeram o encanto e delícia da criançada e dos adultos, durante uma hora e quarenta e cinco minutos de pura magia.


Depois do espetáculo ainda tivemos tempo para visitar o Parque das Nações.





















    Foi um dia que vamos, por certo, guardar nas nossas memórias.







domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa feliz

Feliz Páscoa
Para todos os amigos do SEMPRE A CRESCER fica o desejo de uma Páscoa cheia de doces e felicidade.

sábado, 7 de abril de 2012

Reciclando Plástico

Já reparaste quantos objetos são feitos de plástico? Há brinquedos, copos, pratos, garrafas, mesas, cadeiras, talheres, sacos e tantos outros que é impossível listar todos. Alguns destes objetos tu usas todos os dias e quando acabas de os usar o seu destino é o lixo.

 Apesar de útil, o plástico não é o melhor amigo da natureza. Feito de petróleo, ele demora muito tempo para se decompor, pode levar até 450 anos. Enquanto isso prejudica o meio ambiente.


 E é por isso é cada vez mais importante reciclar.
Reciclando estamos a reduzir o volume de resíduos, a poupar matérias- primas, a reduzir o consumo de energia e a preservar o meio ambiente.


Sabias que cada pessoa produz em média 180 quilos de lixo por ano. Pensa nisto e aproveita a sugestão que aqui te deixamos, transforma, usando a tua criatividade, os copos de iogurte e as garrafas de sumo do teu lanche em bonitos animais com os quais podes brincar, oferecer de presente ou usar como peças decorativas.
Para a realização deste trabalho vais necessitar de embalagens de plástico, papel de revista, fita - cola, papel manteigueiro e cola branca.
Para a decoração podes usar tinta cenográfica, tecidos, lã, papel de lustro, cartolina cartão canelado etc.
 
 

Cada vez mais é necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.
Este trabalho possibilitou a reutilização de algum do nosso lixo e aprender muitas coisas sobre a vida animal.
Falámos de animais domésticos e animais selvagens, das suas caracteristicas e do seu habitat e concluimos que para todos nós é importante tratar do lixo que produzimos porque ele está a invadir o nosso planeta.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa está a chegar

A Páscoa está a chegar e com ela chegam também os Coelhos e os coloridos ovos de chocolate e muitas muitas amêndoas.
Sabias que a origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade e a esperança de uma vida nova.
Dar presentes nesta época, já faz parte da nossa rotina, e este ano foram estes que escolhemos para mimar as nossas famílias.
Espero que gostem e que tenham uma Páscoa Feliz!

Matemática a brincar

 A matemática faz parte do nosso dia-a-dia, está presente nas brincadeiras das crianças e aqui no nosso Jardim de Infância são inúmeras as oportunidades para trabalhar, a matemática e nomeadamente a capacidade de resolver problemas.
Desta vez, o programa de televisão” Ganha num minuto” foi a inspiração para o desafio que consiste em:
O jogador tem de utilizar 36 copos de plástico para montar uma estrutura em forma de pirâmide. Depois de construída, o jogador tem de criar uma única pilha de copos e só pode usar uma mão para o fazer.
Cada jogador tem um minuto para o conseguir ou será eliminado.



Resolvi experimentar com as minhas crianças e devo dizer-vos que foi um sucesso. Por sorte tinha muitos copos de plástico (reutilizamos os copos da máquina de água), todas as crianças aderiram de imediato à minha proposta, inicialmente com poucos copos, depois com muitos copos. O tempo foi o que cada um necessitou.


Esta brincadeira permitiu:
Estimular o prazer lúdico e a capacidade de concentração/ atenção.
Estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico – matemático.
Utilizar vocabulário matemático.
Estimular a capacidade de resolver problemas.
Trabalhar as noções de tamanho, grandeza, medida, forma, posição, número, espaço e tempo.




Experimenta, diverte-te e aprende!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sines Terra de Vasco da Gama



No passado dia 30 de março fomos visitar a cidade de Sines terra berço de um dos grandes navegadores portugueses Vasco da Gama que mais marcou o período dos Descobrimentos.





Foi com chuva e vento e muito entusiasmo que chegamos ao Castelo de Sines Situada na torre de menagem, a Casa de Vasco da Gama é um lugar de homenagem ao navegador, natural de Sines. Através de uma instalação multimédia exposição interativa, é possível ficar a conhecer a história do navegador e as viagens que efetuou na época dos descobrimentos.       

Sabias que Vasco da Gama esteve ao serviço do rei D. João II e foi nomeado por D. Manuel I para comandar a armada que efetuou a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em 1498.
                                                                                                                 


Este navegador voltou ao Oriente em 1502 para consolidar a presença da coroa portuguesa nesta região. Foi nomeado vice-rei da Índia em 1524 por D. João III, acabando por morrer em Dezembro desse ano.


 


A descoberta do caminho marítimo para a Índia originou uma nova rota comercial e marítima - a Rota do Cabo ou Carreira da Índia - que, dominada no início do século XVI pelos portugueses, foi um importante fator de enriquecimento nacional, graças ao comércio das especiarias.



Depois de descobrir a Casa de Vasco da Gama fomos visitar a Igreja Matriz, a Estátua de Vasco da Gama e as muralhas do castelo que hoje já não servem para defender a cidade de piratas mas que continua a ser o mais bonito miradouro para o mar que a Luciana tanto queria ver.


Por fim tivemos a oportunidade de visitar a Exposição ALBERTO Poeta de Sines homem do mundo no Centro Cultural Emmerico Nunes.


Esta foi uma visita em que nem a chuva e o frio não venceram a vontade de saber e descobrir mais sobre esta terra e as suas gentes.
Tivemos ainda a oportunidade de mostrar, pela 1ª vez o Mar- o Oceano Atlântico à nossa amiga Luciana.
Foi uma ótima manhã de chuva!