quinta-feira, 19 de julho de 2012

Raspagem de cera sobre cera














Material necessário:
Papel cavalinho
Lápis de cera                
Um objecto pontiagudo.

Técnica:
Pintar o papel com  varias camadas de lápis de cera de várias cores.
Fazer o desenho raspando a cera com um instrumento pontiagudo.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Construir Clavas

A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

As clavas, embora sejam instrumentos muito simples, são amplamente utilizadas em Música, especialmente nos estilos centro-americanos como rumba, salsa e chachachá.

- Construção do instrumento
Para a construção das clavas  precisará de:


- Dois pedaços de madeira de aproximadamente trinta centímetros (um cabo de vassoura velho).
Se usar ripas de madeira direitas obtém uma sonoridade diferente
-  Tinta e/ou outros materiais para enfeitar o instrumento;
-  Serrote e lixa de madeira.

A construção deste instrumento permitiu conversar com as crianças sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.

Um cabo de vassoura velha (ou outro pedaço  de madeira) pode transformar-se num instrumento musical em vez de ser jogádo no lixo – como ocorreria normalmente. Assim as crianças compreendem a importância do reaproveitamento de materiais, desenvolvem criatividade descobrindo o uso musical que se pode dar aos objetos.

sábado, 23 de junho de 2012

Troca de Baú

No passado dia 21 realizamos mais uma Troca de Baús, atividade desenvolvida no âmbito do Projeto Baú dos livros. Desta vez fomos visitar os meninos da Sala verde do Jardim de Infância de Grândola que nos receberam cheios de alegria e boa disposição.
Presentearam-nos com uma bonita dramatização do livro “Ainda nada” que nos remete para a importância de cuidar da natureza. Depois ofereceram a cada um de nós um vaso com flores e aqui fica a promessa de que vamos cuidar muito bem delas.
Nós apresentamos o trabalho que desenvolvemos a partir do livro “Casas” e oferecemos aos nossos amigos um livro que construímos “Gentes do mundo” e que pode ser acrescentado por eles.












 













 Foi uma excelente manhã de convívio e aprendizagem.


Fomos à Praia do Carvalhal

O Concelho de Grândola possui nos seus 45 km de costa, praias de singular beleza e qualidade. Carvalhal, Aberta Nova, Melides, Comporta, Galé-Fontainhas, Atlântica, Pego, Tróia – Bico das Lulas, Tróia-Mar e Tróia-Galé, são as dez praias do Concelho de Grândola que receberam a qualificação de praias de Qualidade de Ouro pela QUERCUS, a maior organização ambiental portuguesa.
A praia do Carvalhal para além do mar e do seu areal fino e claro que convida ao descanso é também destino para muitos adeptos do surf e kitesurf, pelas ótimas condições que aqui se reúnem para a prática desses desportos.
Neste ano letivo a Câmara Municipal de Grândola proporcionou-nos a ida à Praia do Carvalhal, foram três manhãs muito bem passadas.

























 
 É de salientar ainda que este ano, o município de Grândola detém 3 praias pré-finalistas na categoria de praias Urbanas na eleição das 7 Maravilhas - Praias de Portugal.
Nestas três manhãs as crianças desfrutaram do prazer de brincar na àgua e na areia e observaram as maravilhas que a Natureza nos oferece nas dunas e nos arredores da praia.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Doutores Palhaços
















Ontem foi um dia muito divertido Os Doutores Palhaços estiveram na nossa escola e foi rir o tempo todo.
Como diz o ditado popular Rir é o melhor remédio, levar o Riso e a alegria  a crianças que estão internadas é a importante missão destes Doutores palhaços que agora a divulgam nas escolas do nosso Concelho.
 Sabias que a Associação Remédios do Riso é uma Associação sem fins lucrativos de Palhaços de hospital e que o seu trabalho consiste em:
- Intervir em hospitais públicos e privados; nos serviços de pediatria, urgências, consultas externas, oncologia, neonatologia.
 - Apoiar, motivar e facilitar a adesão a processos terapêuticos pelas crianças.
- Promover a alegria e o afeto nas crianças hospitalizadas, contribuindo para a sua recuperação.
- Atenuar os estados de stress emocional, dor, ansiedade e solidão nas crianças e seus familiares.
- Facilitar a comunicação entre todos os que se realacionam com a criança.
- Transformar a rotina terapêutica, proporcionando momentos alegres e divertidos, com Riso e Fantasia aliando o desempenho artístico à habilidade de improvisar.
 O riso merece um lugar no hospital e ter morada garantida no rosto de todas as crianças!
Sabias que  está provado cientificamente que o riso gera um fluxo de endorfinas que proporcionam uma sensação de bem estar físico, mental e emocional.
A Organização Mundial de Saúde considera  que o riso é um estímulo importante para a criança hospitalizada já que diminui a ansiedade, melhora a colaboração nos tratamentos e permite superar mais facilmente situações de saúde delicadas e difíceis.

Muito OBRIGADA pelo vosso trabalho e por todos os sorrisos que fazem acontecer.

Brincar com água

Todas as crianças adoram brincar com água e agora que o calor aperta, as brincadeiras que este fantástico elemento nos proporciona, são ainda mais divertidas.
A água fascina as crianças, que estão dispostas a passar horas a chapinhar e a molharem-se.
Cabe ao educador aproveitar esta excelente brincadeira e de forma lúdica introduzir e explorar as medidas de capacidade, realizar jogos que permitem à criança comparar e ordenar, perceber a noção de cheio /vazio.


















                                                              


 A água é um elemento que estimula os sentidos, ajuda no crescimento e desenvolvimento e permite que até os mais tímidos se envolvam na brincadeira e se relacione mais facilmente com os seus colegas.
Esta brincadeira permitiu:
- Encenar experiências emocionais.
- Descarregar tenções.
- Observar, Explorar, Descobrir.
- Treinar competências de autonomia e independência.
- Explorar noções matemáticas.
- Desenvolver consciencia ecológica.
- Prazer lúdico.
 Brincar com água é super divertido!

sábado, 2 de junho de 2012

Um dia especial


Em Portugal o Dia Mundial da Criança comemora-se no dia 1 de Junho, mas é a 20 de Novembro que a ONU aprova a Declaração dos Direitos da Criança e oficializa o Dia Universal das Crianças.


Foi em 1954 que a Assembleia-Geral das Nações Unidas cria oficialmente o Dia da Criança com o objetivo de divertir as crianças, organizando manifestações e atividades dirigidas para este público, mas também sensibilizar a opinião pública mundial para as suas necessidades e direitos.


A tarefa de promover e divulgar, em todo o mundo, este dia tão especial, coube à UNICEF.E já são 150 países que independentemente da data, assinalam um dia, em que dedicam especial atenção às crianças, que são o melhor do mundo como diria Fernando Pessoa.

No Jardim de Infância o Dia Mundial da Criança foi repleto de festa e alegria que partilhamos com os nossos amigos da EB1.
As atividades foram escolhidas pelas crianças e contámos com: Desenho, Um circuito gimnico, Cinema e Dança, Leitura da história O  incrível rapaz que comia livros. Tivemos também um Almoço e lanche no exterior.
E muita brincadeira em todo o espaço escolar.














 
 
 
 













Foi um excelente dia e não queremos deixar de agradecer à Junta de Freguesia que ofereceu a cada criança uma bonita camisola e também aos Pais que nos proporcionaram um "doce " lanche.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Reutilizar criando

Já reparaste que é muito fácil descobrir uma enorme quantidade de objetos de plástico à nossa volta?
Pois é, o Plástico está presente em todos os setores da nossa vida em todos os lugares e é uma constante em muitas das nossas atividades.
Mas se por um lado o seu uso nos facilita a vida, também é verdade que ele traz sérios riscos para o nosso planeta, uma vez que o plástico tradicional pode demorar mais de 450 anos a degradar-se.
A reciclagem e a reutilização são uma possível solução para este problema.
Queremos deixar aqui uma bonita sugestão para reutilizar embalagens de plástico, e desta forma arrumarmos aqueles pequenos brinquedos que tanto arreliam as mães quando os deixamos espalhados pela casa, e ajudamos o nosso planeta a ficar mais limpo.



- Escolhe embalagens de plástico grandes.
- Pinta-as com tinta de spray.



Com a ajuda de um adulto faz:
- Uma abertura num dos lados da embalagem.
- Prega uma bola de madeira ou um botão no meio dessa abertura.
(É necessário para esta operação  um x-ato e uma agulha com uma linha forte)
Desta forma vais ficar com uma abertura para poderes meter ou tirar os teus brinquedos da embalagem.


 Em Musgame desenha a cara o animal que escolheste (nós utilizamos os desenhos das máscaras de carnaval, nas quais fizemos pequenas alterações) e vai  colando de forma subreposta todos os detalhes e faz os acabamentos com canetas de acetato.
Por fim cola a cara do teu animal na embalagem, no lado contrário à abertura que fizeste.
Recorta uma tira de tecido à tua escolha e faz com ela o cachecol do teu bichinho.
OLHA COMO FICARAM OS NOSSOS
































































BONITOS NÃO É VERDADE!
É sem dúvida fundamental que comecemos a reduzir a quantidade de lixo que produzimos e a educar as novas gerações nesse sentido.