As crianças estão ansiosas por aprender. Querem aprender as letras e as palavras que estão relacionadas com coisas da vida real.
Construimos um Alfabeto de imagens
Material necessário: Cartolina, plástico autocolante transparente, 26 folhas de papel Cavalinho A5, canetas de acetato, recortes de revistas, fita-cola.
Como fazer?1- Desenha, recorta e decora todas as letras do alfabeto.
2- Cola cada letra em sua folha de papel e plastifica todas as folhas.
3- Fura as folhas e une-as de A a Z.
4- Recorta de revistas imagens (do que quiseres) que comecem pelas letras do alfabeto.
5- Cola as imagens com cartolina e depois plastifica-as.
6- Aplica cada imagem com fita-cola na página certa.
7- Com as canetas de acetato escreve o nome por baixo de cada imagem.
8- Cria uma capa para este novo instrumento de trabalho.
Sugestão: Se as páginas ficarem muito cheias, podes retirá-las para colocar outras (os nomes apagas passando um algodão com álcool).A exploração do Alfabeto de imagens permite à criança estabelecer relações entre o que ouve e o que está escrito; começar a percecionar a palavra e a sua leitura que é um simples reconhecimento; quando a criança presta atenção aos elementos fónicos e gráficos semelhantes, começa a ser capaz de isolar sílabas, apontando-as com o dedo à medida que as pronuncia.
Gradualmente a criança vai percebendo que escrever é traçar letras, juntá-las segundo determinadas regras para formar palavras, ordenar as palavras para construir frases, para compor um texto que transmita, com lógica uma ideia.
Segundo as Orientações curriculares, a abordagem à escrita situa-se numa perspetiva de literacia enquanto competência global para a leitura no sentido de interpretação e tratamento da informação que implica a “leitura” da realidade, das “imagens” e de saber para que serve a escrita mesmo sem saber ler formalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário