domingo, 24 de outubro de 2010

O Coelhinho branco e a Cabra Cabrês





O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrês






Era uma vez um coelhinho branco que vivia numa toca na floresta.
Um dia saiu de sua casa, para ir à horta buscar couves e outros legumes para fazer um caldinho para o jantar, mas quando voltou viu que a porta da sua casa estava fechada, e ele tinha-a deixado aberta! Bateu, e ouviu uma voz forte a perguntar:
- Quem és tu?
- Eu sou o Coelhinho Branco e fui à horta buscar couves para fazer um caldinho. E tu, quem és?
- Eu sou a Cabra Cabrês, que te salta em cima e te faz em três!
O Coelhinho Branco ficou cheio de medo e pensou: «o que é que eu faço? Não posso voltar para casa pois está lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três. Só me resta ir pedir ajuda a um amigo.»
E foi o que fez. Quando encontrou o Cão este perguntou:
- Olá, Coelhinho Branco, que se passa, estás tão triste?
- Cão, ajuda-me. Fui à horta buscar couves e cenouras para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Ajuda-me, Cão!
- A Cabra Cabrês! Ai, eu não vou lá que tenho muito medo dela!
O Coelhinho Branco ficou ainda mais triste. Só tinha vontade de chorar, mas como tinha de conseguir voltar a entrar em casa, continuou a pensar: «o Cão não me pôde ajudar, mas tenho de encontrar uma amigo que possa. Já sei! Vou procurar o Boi. Ele é grande e forte, e de certeza vai-me ajudar a fazer fugir a Cabra Cabrês.
E lá andou até encontrar o Boi:
- Que tens, Coelhinho Branco, que estás tão triste? – Disse-lhe o Boi.
-Aí! Amigo Boi, Será que me podes ajudar? Já pedi ajuda ao Cão, mas ele não me pôde ajudar: é que fui à horta buscar couves, cenouras, batatas para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Não sei o que fazer!
- A Cabra Cabrês! Ai, eu não vou lá que ela é muito má! Desculpa Coelhinho Branco, mas eu tenho muito medo!
O Coelhinho branco estava mesmo a ficar muito triste e não sabia o que havia de fazer.
Continuou a pensar no assunto: «fui ao Cão, mas ele não me pôde ajudar. Fui ao Boi, que é grande e forte, mas ele também tem medo da Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! A que outro amigo poderei pedir ajuda?»
Estava a pensar nisto, quando, sentiu uma pequenina formiga, que subia pelo seu pêlo branquinho.
- Que tens, Coelhinho Branco, porque choras tanto?
- Eu fui à horta buscar couves, cenouras, batatas e, e, e nabos. para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Já pedi ajuda ao Cão, ao Boi e ao Gato, mas nenhum me quis ajudar. Estou tão triste pois não sei o que fazer.
- Não te preocupes, Coelhinho Branco, eu vou lá contigo!
Quando chegaram o Coelhinho Branco perguntou:
- Quem está ai?
- Sou eu, a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três! E tu quem és?
Entretanto, a formiga sem fazer barulho, enfiou-se pelo buraco da fechadura e exclamou:
- E eu sou a Formiga Rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga!
Dentro da casa ouviu-se uma grande gritaria e a cabra, com um forte salto abriu a janela, e fugiu pelos campos fora.
O Coelhinho Branco agradeceu à formiga Rabiga, que o tinha ajudado e convidou-a para comerem juntos o caldinho de couves que cheirava tão bem.

                                                 Reconto da história tradicional por Ana Paula Carrasqueira



Sem comentários:

Enviar um comentário