sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comemoração do aniversário do Poeta Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida nasceu na cidade portuguesa do Porto, no dia 4 de Fevereiro de 1799. O nome Garrett foi tirado de um remoto ramo aristocrático da família e incorporado a seu nome na juventude. Cursou Direito na Universidade de Coimbra, onde tornou-se um entusiasta das ideias liberais - a revolução de 1820 (ocorrida na Espanha) foi para ele uma esperança de concretização desses ideais. Infelizmente, quando a Constituição de 1822 foi abolida por um golpe de estado, suas expectativas foram frustradas e ele se viu obrigado ao exílio na Inglaterra.

Almeida Garrett foi poeta, prosador e dramaturgo. Além de escritor, exerceu cargos diplomáticos e actividade jornalística.

Destino

Quem disse à estrela o caminho
Que ela há-de seguir no céu?
A fabricar o seu ninho
Como é que a ave aprendeu?
Quem diz à planta -"Floresce!"-
E ao mudo verme que tece
Sua mortalha de seda
Os fios quem lhos enreda?
Ensinou alguém à abelha
Que no prado anda a zumbir
Se à flor branca ou à vermelha
O seu mel há-de ir pedir?
Que eras tu meu ser, querida,
Teus olhos a minha vida,
Teu amor todo o meu bem...
Ai! não mo disse ninguém.
Como a abelha corre ao prado,
Como no céu gira a estrela,
Como a todo o ente o seu fado
Por instinto se revela,
Eu no teu seio divino
Vim cumprir o meu destino...
Vim, que em ti só sei viver,
Só por ti posso morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário