quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pescaria matemática

O jogo e a brincadeira são situações que propiciam a aquisição de conhecimentos de diversas ordens. A pescaria matemática é um jogo construído por nós que alia conhecimentos da área da expressão plástica ao conhecimento matemático.

O jogo é composto por : Um conjunto de 12 peixes, de diferentes tamanhos e todos eles numerados de 1 a 10. 8 canas de pesca. Um pequeno “oceano” .
                                                      Construção dos peixes
1- Desenha e recorta os peixes em cartão.
2- Faz bolas de papel de revista e espalma-as, dando volume ao corpo dos peixes. Usa fita cola para unir o papel de revista ao cartão.
3- Cobre toda a superficie dos peixes com pequenos pedaços de papel de lustro embebidos em cola branca.( Quantos mais pedaços de papel colares, mais resistemtes ficam os peixes.)
4- Deixa secar até endurecerem.
5- Coloca uma argola no corpo de cada peixe.(Para poder ser pescado).
6- Decora a teu gosto o teu peixe. (Podes colar as escamas e os olhos feitos em papel de lustro ou simplesmente desenha-las, usando para isso ou tinta cenografica ou marcadores grossos.)
7- Numéra cada peixe com um algarismo de um a dez.
Os nossos peixes estão prontos!
8- Com a ajuda de um adulto arranja uma pequena cana para poderes pescar.
9- Faz uma trança de lã e prende uma das extremidades na tua cana, na outra extremidade da trança prende um "Camarão" de plástico para fazer de anzol (podes substituir o camarão por um clip).
10- Para fazer o mar reaproveitamos os sacos do lixo, e para que o nosso mar se mantenha calmo, fizemos pequenos sacos cheios de areia que colocámos nas extremidades.

Agora é só ver quem é o melhor pescador!
Com a realização deste jogo pretendi incentivar numa atividade lúdica a aquisição de conceitos básicos de matemática.
A criança pode identificar os números e o sistema de contagem.
Familiarizar-se com a operação matemática- Adição ou soma.
Estimular e desenvolver o raciocinio lógico - matemático.
Estimular a capacidade de resolver problemas.
Estimular e desenvolver o calculo mental.

Diverte-te a pescar e descobre:
- Quantos peixes pescaste?
- Quantos pontos valem os peixes que apanháste?
- Quem apanhou mais ou menos peixes?
- Quem apanhou o maior ou o mais pequeno peixe?
- Quem fez mais ou menos pontos na pescaria?

Boa pescaria!

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