quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sines Terra de Vasco da Gama



No passado dia 30 de março fomos visitar a cidade de Sines terra berço de um dos grandes navegadores portugueses Vasco da Gama que mais marcou o período dos Descobrimentos.





Foi com chuva e vento e muito entusiasmo que chegamos ao Castelo de Sines Situada na torre de menagem, a Casa de Vasco da Gama é um lugar de homenagem ao navegador, natural de Sines. Através de uma instalação multimédia exposição interativa, é possível ficar a conhecer a história do navegador e as viagens que efetuou na época dos descobrimentos.       

Sabias que Vasco da Gama esteve ao serviço do rei D. João II e foi nomeado por D. Manuel I para comandar a armada que efetuou a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em 1498.
                                                                                                                 


Este navegador voltou ao Oriente em 1502 para consolidar a presença da coroa portuguesa nesta região. Foi nomeado vice-rei da Índia em 1524 por D. João III, acabando por morrer em Dezembro desse ano.


 


A descoberta do caminho marítimo para a Índia originou uma nova rota comercial e marítima - a Rota do Cabo ou Carreira da Índia - que, dominada no início do século XVI pelos portugueses, foi um importante fator de enriquecimento nacional, graças ao comércio das especiarias.



Depois de descobrir a Casa de Vasco da Gama fomos visitar a Igreja Matriz, a Estátua de Vasco da Gama e as muralhas do castelo que hoje já não servem para defender a cidade de piratas mas que continua a ser o mais bonito miradouro para o mar que a Luciana tanto queria ver.


Por fim tivemos a oportunidade de visitar a Exposição ALBERTO Poeta de Sines homem do mundo no Centro Cultural Emmerico Nunes.


Esta foi uma visita em que nem a chuva e o frio não venceram a vontade de saber e descobrir mais sobre esta terra e as suas gentes.
Tivemos ainda a oportunidade de mostrar, pela 1ª vez o Mar- o Oceano Atlântico à nossa amiga Luciana.
Foi uma ótima manhã de chuva!

Sem comentários:

Enviar um comentário