sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fantoches

Fantoche é uma forma particular de marioneta animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Por isso também é designado por marioneta de luva. Em sentido restrito, marioneta entende-se como marioneta-de-fios.


 
O fantoche possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos e muitas vezes é designado também pelos nomes dos personagens populares mais famosos em cada país: Roberto em Portugal, Cristóbal em Espanha, Guignol em França, Kasperl na Alemanha, Kaspérek na República Checa, Petruchka na Rússia, Burattino ou Pulcinella em Itália, Punch em Inglaterra, etc.


Os termos fantoche, títere e bonifrate são frequentemente usados pejorativamente para designar pessoas sem vontade própria que são manipuladas por outrem.

Com os nossos fantoches podemos contar e inventar um sem fim de histórias, com a garantia de que o resultado será sempre divertido.


Para a realização deste trabalho contámos com a colaboração da D. Alice, que nos costurou as Luvas dos Fantoches e da D Hortence que gentilmente nos ofereceu o Fantocheiro.

1 comentário: